terça-feira, 26 de novembro de 2013

ATIVIDADE 3.1- O USO DAS REDES SOCIAIS A FAVOR DA APRENDIZAGEM

Na Escola Roberto Scaff, a coordenação pedagógica fez uma reunião com o professores e pediu que fossem desenvolvidas atividades com os alunos utilizando o facebook. Os professores de Educação Física utilizaram o face para trabalharem a teoria da disciplina, foi criado o grupo, os alunos responderam os desafios propostos pelo professor e comentaram as respostas, a disciplina de Ciências também desenvolve  exercícios no facebook, todos os professores relataram que a experiência foi muito boa, pois todos participam motivados e no momento da aula ninguém utilizou o face para outros fins. Quanto ao uso do celular as experiências foram somente em acessar o facebook para resolverem as atividades relatadas acima.

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

ATIVIDADE 2.3- Compartilhando experiências de uso de redes sociais

A escola Roberto Scaff recebeu o Projeto UCA- Um computador por Aluno, os professores tiveram que passar por uma capacitação para utilizar o laptop em sala, foi o primeiro contato que tivemos com o ambiente virtual. Tínhamos varias atividades para fazer como: fóruns, slides, diário,bate papo, fizemos um blog e email. No início era difícil, mas um professor ajudava o outro, também tínhamos os encontros presencias com os profissionais no Núcleo de tecnologias que nos auxiliavam nas atividades e um tutor a distancia que corrigia as tarefas. Hoje temos total domínio do laptop, utilizamos diariamente em nossa prática pedagógica, com o uso do laptop em sala as aulas estão mais dinâmicas, melhorou a concentração e motivação dos alunos facilitando processo de ensino aprendizagem na referida escola.

ATIVIDADE 2.2- DIÁLOGOS SOBRE AS GERACÕES

Atualmente, os jovens, representantes das novas gerações, mais adaptadas as mudanças tecnológicas tem total domínio, sem nunca terem frequentado cursos de informática como as gerações passadas, que ainda sentem medo da evolução tecnológica.Isso reflete na escola, que precisa romper com a lineiralidade de aprendizagem, utilizando ferramentas que se tornaram imprescindíveis à educação, tais como: uso da televisão, do vídeo, computador, internet entre outros.
Nesse sentido é necessário compreender as relações estabelecidas entre jovens e as tecnologias, os processos que influenciam e promovem mudança contemporânea afetam os jovens que estão mais abertos e visados pela cultura digital, pois a juventude é uma parcela da sociedade que está numa fase de definições e escolhas no modo de ser e agir afetando o cotidiano.Assim a educação no contexto da globalização na era da informação atrelada ao novo contexto cultural,a cibercultura, prescindi do campo educativo privado ou público a superação de espaços que se limitam a produzir laboratórios de informática, mas que possam desenvolver um olhar crítico e atuante frente as TICs.